sexta-feira, 19 de junho de 2009

Em resposta ao "Enterro do Underground"

Ia fazer um comentário... mas ia ficar muito grande para aquele espaço.

Realmente o underground (principalmente na cena rock) está morto, por diversos motivos:

1 - Money: Tudo é sobre dinheiro... a um tempo atrás li uma postagem no Overblog que fazia uma mostra do underground como mercado de consumo... e infelizmente essa mentalidade que faz com que as coisas acabem... doa a quem doer... mas a maioria dos eventos de rock em Colatina (e não só aqui... em Vitória também) só acabaram por que o "organizador" do evento quer saber é de grana... e a carapuça serve muito bem pra maioria por ai... E realmente é... é um mercado carente, existem inúmeras pessoas que gostariam de ter um evento com bandas legais pra ir, rever amigos, ver um show, tomar uma breja, se divertir... me incluo nesse grupo... mas infelizmente, o que eu negritei, dificilmente é o objetivo.

2 - Falta de profissionalismo: Infelizmente nego confunde "Underground" com MULAMBAGEM... Underground é um movimento contra-cultura (assim como o rock em sua maioria), e em momento nenhum sugere que as coisas devem ser feitas nas coxas... Sim... tem que ter organização bem feita, cumprir horários, ter respeito com os músicos, respeito com o publico, etc...

3 - Aprender com os erros: Preceito básico do ser humano que é ignorado na maioria das vezes... de que vale ter um rock por semana, se aquela "banda" que não tem o requesito mínimo tocar e o evento insiste em coloca-los vez após outra? Vai espantar o público... Problemas acontecem... e sempre vão acontecer... mas insistir na causa do problema... é ser muito cabeçudo!

Mas pra ninguém dizer que "é fácil reclamar", sim, eu tenho sugestões:

Seguinte, quem está ali tocando, está se "doando" tanto quanto quem está fazendo o evento, até mesmo por que geralmente as bandas estão "pagando" (em termos de custos) pra tocar... Portanto vamos lá...
1º é ter bom senso...
2º é fazer com que as bandas sejam participativas no evento, tipo: Ter planilha de custos transparente com as bandas, e a partir daí, rachar com as bandas o lucro da bilheteria e bar, assim, o evento cria um crivo de selecionar as bandas de forma adequada (quanto "melhor" a banda, mais público atrai, mais o bar vende, mais lucra todo mundo) e as bandas criam uma crivo entre si próprias (tendo além da auto crítica - que era mais do que obrigação cada um ter - a critica das bandas alheias - que obviamente não vão querer que uma banda estrague o evento (em termos de atraso, som, show) e mande o público pra casa antes do evento acabar).
3º é regra básica... não exagerar no número de bandas... 3 ou 4 bandas é mais do que o suficiente... 3 acho mais certo... cada um tocando entre 40 min e 1hora... com ai uns 20 min entre banda (para montagem e talz... rolando som no PA)...
4º investir em estrutura de som... OK.. nem tudo precisa ser microfonado... em ambientes pequenos, os amps dão conta dos instrumentos de corda... mas tem que ter alguem de olho na mixagem, nos volumes pra não deixar que por descuido de uma banda (ou por falta de conhecimento/profissionalismo) ela cague o som, tanto em volumes entre instrumentos quanto em som alto ou baixo demais como um todo.

Se alguém tiver moral com quem quer que queira organizar um evento, e boa vontade, por favor dar esse recado, é uma boa idéia, e que, com o tempo, eu espero (afinal a esperança é a ultima que morre) que salve o "nosso underground". Obrigado por ter lido tudo.

6 comentários:

Bruno Henrique disse...

isso aí chips.. igual eu falei com o lele.. é melhor sugerir.. fazer críticas construtivas do que descer a lenha igual ele fez..
é melhor ter banda ruim do que nao ter nada..
acho que aos poucos o evento vai melhorando.. pelo menos é o que espero..

Leandro Margoto disse...

Eu esculachei sim, mas fundamentei cada letra do que eu disse. E pelo visto o Chips concordou comigo.
Eu gostaria de dar sugestões aos organizadores, mas não sei quem são, muito menos os conheço. Se vocês os ocnhecem, passe essas críticas a eles. Eu sou a favor da crítica construtiva, e acredito que só assim as pessoas irão crescer e amadurecer.
Só fico muito puto com uma coisa: por que diabos essa banda Overdrive foi chamada novamente? Eu já comentei com vcs: banda tosca é diferente de banda ridícula. Essa Overdrive foi ridícula nas 2 vezes que a vi tocar. Se os organizadores insistem nesse erro, me desculpem, mas falta bom senso da parte deles.
Desculpem se peguei pesado em algum comentário, mas escrevi aquele post sob o efeito da indignação que senti ao ver o descaso que tiveram para com a qualidade do evento.

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Concordo com ambos...
Concordo com o Lele... o evento foi ridiculo, e quando me provarem que o evento mudou ao pro contrário do que vi... volto a presenciar...
Concordo com o Bruno... em partes... toda critica é válida... mas sou obrigado a concordar que ela atrelada a solução é extremamente mais proveitosa...
No mais... é torcer pra melhorar...

BonaTTo disse...

nao acho que o Lele tenha exagerado.

Eu tenho muito que concordar com o lele, se nao tiver banda boa, eu nao volto la.

Eles tem muito a melhorar, mas espero REALMENTE que eles queiram melhorar.

Fillipe Tesch disse...

Foda... o mais triste é que colatina é uma cidade que tem muito público pro som.

Um rock que pra mim foi inesquecível (tanto pela qualidade das bandas quanto pela organização) foi o Jungle Fest organizado pelo Alex Gordo. Eu toquei nesse rock e pra mim foi o melhor show da minha vida. O local tava massa, as bandas (quase todas) estavam muito boas e o som tava muito bom (regulado pelo alex qualquer som fica mesmo).

Acho que a galera que ta organizando (pra quem não sabe é o nico e mais uma galera) tem bastante força de vontade. Mas talvez falte um pouco de ajuda. Acho que eles são uns caras bem fáceis de achar. Pessoal poderia trocar uma idéia com eles pra tentar melhorar essa cena underground de colatina pra quem sabe voltar ao que era antes, mais de preferência melhor.

Xereta disse...

Ronaldo!