segunda-feira, 5 de maio de 2008

Covers

O que não falta no mundo da música são covers. E muitas vezes nós nem sabemos que é um cover. Só alguns exemplos (clique nos nomes azuis pra ver/ouvir a versão da banda):

1) Lenny Kravitz - American Woman
A música é, na verdade, de uma banda de hard rock chamada The Guess Who. A versão de Lenny Kravitz é um pouco mais "swingada", e ficou muito boa.

2)Nirvana - The Man Who Sold The World
A música vem do disco de mesmo nome, do lendário David Bowie. Mas o Nirvana interpretou maravilhosamente, deixando a música mais depressiva. Aprovadíssima.

3) Ultrage a Rigor - Eu Não Sei
É raro uma versão em português ficar tão boa quanto essa. A música original chama-se I Can't Explain, da banda The Who. O interessante é que Roger conseguiu aproveitar grande parte da tradução da letra, inclusive o refrão. O Ultraje acertou em cheio.

4)Metallica - Whiskey in the Jar
O Metallica é o mestre dos covers bons. Os caras conseguem pegar uma música e adicionar muito mais peso, deixando-a com uma energia fantástico. Mas a original do Thin Lizzy é fodassa também.

5)Nenhum de Nós - Astronauta de Mármore
Não, essa música não é da banda brasileira, e sim dele, David Bowie. A original se chama Starman, e é infinitamente melhor que essa versão em português.

6)Creedence - Susie Q
Também conhecida na voz dos Rolling Stones, essa música foi gravada em 1957 por Dale Hawkins, e atingiu as paradas de sucesso dos EUA.

7) Skank - Tanto
Versão em português da música I Want You, de Bob Dylan. A letra é parecida em algumas partes, mas a preocupação maior foi com a melodia, que ficou menos folk e mais pop/rock. Muito boa.

8) Guns 'n Roses/Avril Lavigne/Zé Ramalho - Knocking on Heaven's Door/Batendo na Porta do Céu
Pois é, 99% das pessoas que ouviram essa música não sabem que é, na verdade, de Bob Dylan. Uma pena.

9) Cleiton e Camargo - Meu Anjo Azul
Essa ficou tão deprimente que é melhor vocês ouvirem com os próprios ouvidos. Eu sempre choro de rir ao ouvir essa "maravilhosa" versão em português. Descubram qual é a música original. Bizarro.

2 comentários:

Anônimo disse...

ultraje?

irado

Cintia Casati disse...

isso sim eh linkar o leitor...
qq dia chego a esse nível...
lamento não poder ter ido encontrá-lo no Cafona...
ahhh..
covers... hummm
=*