segunda-feira, 19 de maio de 2008

ALICE COOPER

!
Antes de falar da "tia Alice", preciso fazer uma pequena apresentação e/ou explicação para melhor elucidar o post:

Sei que eu sou, bonito e gostoso... Opa, espera, confundi a coisas aqui. Isso é pra outro post.

O que eu queria realmente dizer é que eu sou um verdadeiro pré-conceituoso musical. Tudo o que é novo eu já torço o nariz e não gosto, simplesmente porque é novo. Nem chego a ouvir o que estão me apresentando e simplesmente já não gosto. É uma característica minha que tenho tentado resolver (não com muita vontade, na verdade). Já deixei muita boa banda passar por causa disso (ta, ok, ok, nem tantas boas bandas assim).

Com Alice Cooper não foi muito diferente. Conhecia basicamente, resumindo, a música POISON (do disco de 1989 - Trash) que toca até em zona de baixo meretrício. E por causa disso, nunca me permiti ouvir mais nada de Alice Cooper, nem ler, nem nada.

Um belo dia, lendo algum site, tinha algo do Alice e eu resolvi continuar lendo e descobri uma coisa que eu não sabia. Alice Cooper tem seu primeiro álbum lançado em 1969. Foi um susto pra mim. Eu jurava que eles eram uma banda da década de oitenta. Fiquei realmente intrigado e resolvi procurar mais coisas sobre o cabra.

Coloquei meus programas de downloads para trabalhar e baixei a discografia, que não é pequena. Baixei, na época, para conhecimento, mais de 25 discos. Dois de 1969, 11 da década de 70, 7 da década de 80 e o restante 90 e 00. Baixei e mastiguei praticamente todos os discos, que me impressionou muito.

O disco de Debut é o Pretties For You de 1969: Progressivo, psicodélico, hard. Não consigo definir bem o disco, mas seguramente vejo e respeito muito Alice Cooper depois de ouvir esse disco, e alguns que seguem.

Se eu disser que tudo o que ele fez é bom, estarei mentindo violentamente, mas seguramente as coisas ate mais ou menos a década de 70 são maravilhosas e eu recomendo, muito.

O que muita gente não sabe é que Alice Cooper não é o nome do vocalista, na verdade Alice Cooper, até 1973, era o nome da banda, composta por: Dennis Dunaway no baixo, Mike Bruce e Glen Buxon nas guitarras, Neil Smith na bateria e Vincent Damon Furnier nos vocais. Após o lançamento de Billion Dollar Babies, 1973, a banda rachou por excesso consumo de drogar por parte de Vicent. Com essa "rachadura", a banda mudou de nome e Vicent assumiu de vez o nome Alice. Passando a referenciar a pessoa e não mais a banda. A banda caiu no ostracismo e Alice continuou carreira, com altos e baixos.

¡

2 comentários:

Leandro Margoto disse...

Primeiramente, muitíssimo bem-vindo ao blog! (apesar de você fazer parte há algum tempo, mas só foi postar agora).
Eu conheci a tia Alice por acaso: nos primórdios da década de 2000, meu irmão começou a ouvir Black Sabbath, e baixava algumas músicas soltas. Depois, começou a aparecer algumas músicas do Blind Guardian, Helloween e do tal Alice Cooper (e adivinha qual música? Poison). Eu, com meus 14 anos, simplesmente pirei naquilo, e baixei uma porrada de coisas do cara (na verdade, só umas 5 músicas, que na época do Napster/WinMX era coisa pra cacete).
Conheço pouca coisa, e não me orgulho disso. Tenho um disco em mp3, e quero aumentar esse número. Mas aos poucos eu chego lá.

Anônimo disse...

cadê a cobra?