quarta-feira, 30 de abril de 2008

Bandas que eu não gostava, mas agora gosto #1

A maioria das pessoas da minha faixa etária que ouvem rock começaram com Nirvana. Já eu comecei com Black Sabbath. Com isso, passei a repudiar tudo que não fosse metal ou hard rock. Só ouvia coisas daí pra cima. Quanto mais pesado melhor. Tinha que ter guitarras distorcidas, bateria porrada e um baixo que martelava o peito. E, claro, a banda tinha que cheirar a mofo (da década de 80 pra baixo). E, com isso, eu repudiava o Nirvana - apesar de o primeiro disco da banda ser de 1989.
Peguei esse repúdio da própria "galera do metal", que na grande maioria tem nojo da banda. Mas hoje em dia eu não entendo o porquê de tanta repulsa. O Nirvana é (ou melhor, era) tudo que o rock tinha de bom: vocal gritado, guitarra nervosa, baixo marcadão e bateria potente. É uma típica banda de garagem, com elementos punk, rock'n roll, hardcore e afins. Mas por que eles causaram tanto ódio? Acho que foi porque eles foram os responsáveis pela quase-morte do metal. No início dos anos 90, quando o Nirvana ganhou o mundo, as gravadoras só queriam bandas grunge (termo que, pra mim, é indefinido até hoje). Com isso, o metal perdeu um espaço absurdo, e só não morreu de vez graças a bandas que resistiram, como o Pantera e o Sepultura. O Nirvana abriu espaço para várias bandas grunge (que, por sinal, tinham sonoridades muito diferentes, por isso que não entendo esse rótulo), como ALice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden.
De uns 3 anos pra cá meu ódio pelo Nirvana sumiu, e passei a respeitá-lo. Inclusive comecei a gostar de músicas que eu abominava. Há uns 2 meses atrás, resolvi baixar o primeiro álbum da banda, Bleach - é o que eu sempre faço quando quero conhecer uma banda -, ouvi e gostei muito. Inclusive, fiquei surpreso com o peso de algumas músicas, como Negative Creep, que, analisando friamente, é METAL! Então, baixei o segundo, Nevermind, e gostei mais ainda. Agora, ouço a banda com frequência, e em breve pegarei os outros álbuns, inclusive o acústico, que eu sempre achei bem legal por ser bem honesto.
É, as coisas mudam.

3 comentários:

Fillipe Tesch disse...

na verdade, esses metalero são mto true
aeuhaeuaheuaehuaehaeuhaeuhaeuahe

é que tipo.. .essa galera do metal que conhecemos só gostam de coisas underground pq eles são diferentes de todo mundo e malzões... por isso mesmo eles não ouvem nirvana, que de certa forma ja foi moda ;)

porra... bleach é um cd foda mesmo e tem uma identidade oitentista do caraleo

Keila . disse...

Conheço pouca coisa na verdade, mas para mim é uma banda legal, mas não isso tudo que a maioria das pessoas dizem, se referindo com uma das melhores.

Anônimo disse...

nirvana?