segunda-feira, 19 de maio de 2008

Downloadear é preciso

Quando o mp3 surgiu, criou-se uma nova perspectiva para a música. Antes, o formato padrão era o .WAV, que, para uma música de 5 minutos, tinha um tamanho de quase 50Mb. Com o mp3, o tamanho reduziu cerca de 90%, tornando possível armazenar muitas músicas em um único CD, e colocá-las na internet para baixar. Nesse contexto surge o polêmico Napster.
Foi uma festa. Músicas poderiam ser baixadas de graça na internet, criando uma fonte-paralela às lojas de disco e ao camelô. Bastava colocar o nome de sua banda preferida que os grandes hits estavam lá. O Metallica não gostou muito dessa idéia e processou o Napster, decretando sua morte.
Mas era tarde demais. O programa do gatinho com headfone deixara suas crias. Entre elas, o WinMX, que era o que eu mais usava na época. Com uma engine bem tosca e de baixo rendimento, eu conseguia, com muita sorte, baixar músicas completas. E assim meu acervo de músicas foi crescendo aos poucos.
Foi então que veio o Kazaa. Surgia a possibilidade baixar vídeos. Mas nossa, eram vídeos enormes, de mais de 30Mb!! Era dias inteiros para baixá-los. Mas conseguíamos fazer um pequeno acervo. Em compensação, a quantidade de músicas baixadas multiplicou-se absurdamente, pois a quantidade disponível havia aumentado, e muito.
Depois vieram mais alguns que merecem destaque, atualmente os mais usados: Soulseek, eMule, Shareaza, Torrent... iniciava-se a Era das Discografias. Baixar músicas separadas é coisa do passado. O negócio agora é baixar discos completos, e até discografias completas, num único arquivo .ZIP. O download de músicas não está mais limtado às mais conhecidas de cada banda. E melhor: não está limitado apenas às bandas super-conhecidas. As bandas independentes lançam suas músicas na internet, e torcem para que um número grande de pessoas as ouçam. Com isso surgiu sites como MySpace, Trama Virtual e PureVolume, que são o berço das bandas underground. E novos formatos surgem todos os dias: WMA, ACC, M4A, MPC...
Agora, o grande amigo dos downloads são os servidores de hospedagem de arquivos: rapidshare, megaupload, sendspace, easyshare, badongo, turboupload e muitíssimos outros, que permitem um download rápido, sem aquelas filas de espera do eMule e Torrent. Basta digitar no Google NOME DA BANDA(ou do disco)+NOME DO SERVIDOR que facilmente encontrará links para download direto.
Para facilitar ainda mais, entre na comunidade Discografias, no orkut, que separa cada banda em tópicos, e os próprios usuários disponibilizam os links.
O mundo da música virou uma verdadeira orgia. Milhares de bandas aparecem todos os dias, e opções para ouvir não falta. Basta uma pequena e rápida procura e todas as músicas de uma banda estarão no seu HD, prontas para serem ouvidas no PC, carro, iPod, mp3/mp4/mp5, celular...

2 comentários:

Keila . disse...

"O mundo da musica virou uma verdadeira Orgia!"
Todo mundo pode, entra e se diverte?

Sabia palavras, Sr. Margoto!

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

O negócio é que devagarzinho o mp3 vai perdendo espaço e voltando pro WAV... com a facilidade de transmissão de dados hoje MUITO maior que antigamente, nos primórdios "emepetresolóicos", estamos migrando para a música lossless novamente, sem as perdas de qualidade que o mp3 tem...

Por exemplo.. hoje vc encontra quase tudo em .flac... que é lossless