quarta-feira, 10 de setembro de 2008

VEDDER, Eddie

Os anos 90 foram muito produtivos, e revelaram ótimas bandas. Muitas morreram naquela mesma década, já outras sobreviveram ao tempo e às críticas. Uma delas foi o Pearl Jam, um dos expoentes grunge de Seattle.
Fazendo um rock básico, mas não medíocre, a banda criou verdadeiros clássicos, graças à competência de todos os músicos. Mas neste post gostaria de destacar o vocalista, Eddie Vedder.

Diferentemente de Chris Cornell, Vedder é um excelente vocalista tanto em estúdio quanto ao vivo. Faço essa comparação pelo fato de os dois possuírem timbres muito parecidos na hora de cantar. Mas, diferente de Scott Stapp (Creed) e Seether, eles têm um motivo nobre para essa semelhança: cantaram juntos em uma banda chamada Temple of the Dog, então a semelhança não é à toa. Mas voltando à Eddie Vedder, sua energia nos palcos é muito legal, sempre passando um feeling muito forte em cada música.
Ele também é um ótimo guitarrista, mostrando isso, principalmente, quando faz um voz e violão. Isso pode ser ouvido em seu disco solo Into the Wild (2007): belas melodias com muito violão e pouca guitarra. Não há nada de novo aqui, não é um disco revolucionário, mas merece destaque pela sinceridade e qualidade. E o mais interessante é que este álbum foi composto para a trilha sonora do filme Into the Wild ("Na Natureza Selvagem"), a pedido do ator Sean Penn, que dirigiu o filme. Ainda não assisti o filme, mas se for tão bom quanto o disco ficarei muito satisfeito.

Nenhum comentário: