domingo, 28 de setembro de 2008

Purtuguêis

"Um idiota em inglês é bem melhor do que eu e vocês". Esse é o pensamento de muita gente. Música em português não presta, o negócio é cantar in english.
Ok, o inglês é um ótimo idioma para músicas, pois as palavras são fáceis de combinar, e fica bem em inúmeros estilos de som. Mas o português, se bem usado, causa o mesmo efeito. No blues, por exemplo, o Velhas Virgens faz perfeitamente na versão brasileira. O Ultrage a Rigor também tem letras muito legais, sem ter que usar idiomas gringos. Tanto é que a música Eu Não Sei é uma versão em português para Can't Explain, do The Who, e arrisco dizer que ficou no mesmo nível da original, sem perder absolutamente nada da musicalidade e nem do sentido da letra.
Algumas bandas conseguiram usar o português tão bem que, quando cantam em inglês, fica até meio forçado. O Skank, no cover de I Want You (Bob Dylan), ficou muito estranho. A versão em português, Tanto, é muito melhor.
Uma coisa que comprometeu a qualidade das bandas brasileiras na década de 80 foi a produção dos discos. Era uma gravação peculiarmente tosca, com aquela bateria caixa-bumbo e os instrumentos com um timbre bem fraco. Todas as bandas soavam parecidas e toscas. É só pegar o disco "Nós Vamos Invadir Sua Praia", do Ultraje, e comparar com as versões do Acústico MTV. A produção nova enriqueceu muito as músicas. E isso vale para outras bandas, que gravaram ótimas músicas que foram assassinadas por uma produção tosca. Talvez esse seja o motivo que faz muita gente não curtir as bandas brasileiras.
Deveríamos valorizar mais a música brazuca. Muitos conseguiram adaptar os estilos musicais gringos pro nosso idioma de maneira magistras: Tim Maia no soul/funk; Mutantes no rock psicodélico; Secos e Molhados no "MPB-rock"; O Rappa na sua mistureba de reggae; Gabriel O Pensador no rap; Vanguart no folk; e muitos outros.
Listen to música, cambada!

6 comentários:

Fillipe Tesch disse...

boto fé... e inclusive, tem uma banda nova ae chamada Alfredo muito boa...

e o mais peculiar é que eles tem uma marca que só "endorsa" eles: "instrumentos margoto"

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Dúvido muito que mude, por mais que triste que seja, por mais que nosso orgulho seja ferido e o ago deles inflado, temos que admitir, os americanos/ingleses são fodas quando se trata do nosso padrão atual de música.

Pra começar, eles que inventaram os instrumentos elétricos, assim como grande parte da tecologia de gravação/produção musical, por motivos óbvios a música deles se difundiu pelo mundo, soando "como música para os ouvidos" MUITO antes de outras culturas conseguirem desenvolver seu nível musical a tal ponto, portanto, existem sempre melhorias, variações, ajustes, mas ninguém vao reinventar a roda!

Além do mais, acho que a tempo estamos evoluindo para uma cultura global, com a facilidade de comunicações, etc etc, é mais do que provavel que assim como os nativos brasileiros tupiniquins tiveram que aprender a falar portugues por necessidade, aos poucos, o mundo vai acabar falando uma só ligua, que convenhamos, não há de ser o português, pelo nível de complicação e quantidade de regras e excessões a regras torna-se uma das líguas mais "enojadas". Obviamente o português têm sua beleza, eu acho muito bonito ver textos bem escritos no português, mas, dizem aí que o aramaico também é uma lingua muito bonita... então... fazer o que né?

BonaTTo disse...

Brasileiro acha música em inglês melhor simplesmente pelo fato de não entender a lingua.

Existe musicas em ingles que a letra é uma merda completa e "todo mundo" gosta por que é ingles.

Se bem que no brasil, tem muito lixo musical, em portugues, e o pessoal gosta!!!

Bom, no final das contas eu nem sei mais oque estou escrevendo aqui.

Existem diversas bandas brasileiras que eu gosto muito, cantando em portugues.

Mas isso que voce se refere no texto está certinho. Mas o CHips também tem razão

OU NÃO

Anônimo disse...

rock aramaico é irado cara, ta por fora

Leandro Margoto disse...

Sim, tanto é que, no meu Top 4 de bandas, 3 são inglesas e 1 é norte-americana.
Mas me alegra muito ouvir uma banda brazuca cantando em português e fazendo um som legal. Fica até mais fácil pra aprender as músicas e cantar no show, por exemplo. No show do Velhas Virgens eu cantei TODAS as músicas, e isso é super-divertido. Se existir 2 bandas com a qualidade musical exatamente igual, mas uma canta em português e outra em inglês, com certeza eu vou gostar mais da que canta em português.
Mas a esmagadora maioria das bandas que eu gosto cantam em inglês.Mais ou menos nessa proporção:
95% inglês
4% português
1% alemão e outros

PS.: chips, se tiver tempo, seria um prazer tê-lo no Devil's Pub (se os outros "sócios" concordarem :P)

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Off course...

Estarei ponderando e divulgando meus argumentos e valores musicais neste espaço público de exposição de idéias e opiniões com relativa cadência e sazonalidade caso for-me permitido!

Em outras palavras...

JÁ É MANO! FORMÔ!