sábado, 6 de setembro de 2008

Banal

De uns anos pra cá, a facilidade de gravar um CD ficou tão grande que qualquer caboclo doido quis gravar um. De apresentadores de TV toscos (como o Gilberto Barros) até a Mulher Melancia, qualquer pequeno excesso de popularidade dá motivo para gravar um disco.
Agora, a coisa ficou mais feia: o hype do momento é gravar DVD. Qualquer dupla sertaneja recém-formada grava um DVD logo após darem a luz ao primeiro CD. E no DVD eles tocam TODO o CD e incluem uns 20 covers pra tapar buraco. E a situação é ainda mais bizarra com bandas de axé-forró-micareta: gravam um DVD com 3 ou 4 músicas próprias, e todo o resto é cover de hits que esteja fazendo sucesso naquele mês.
Falando em forró-axé-micareta, essas bandas são muito engraçadas. Elas não fazem questão alguma de esconder que só tocam por dinheiro e são extremamente pretenciosas. Primeiro pela qualidade musical de suas composições, que sempre tentam imitar a banda do momento (ou fazem uma versão em português de algum hit gringo). Segundo, o repertório de cada uma é muito limitado. Veja a explicação matemática:



Acima vemos a representação de repertório de cada uma em forma de conjuntos (lembram disso das aulas de matemática?). Temos 3 bandas, que chamaremos simbolicamente de A(sa de Águia), B(abado Novo) e C(hiclete com Banana). A parte rosa representa as músicas que as 3 bandas tocam. As partes em cinza são as músicas em comum entre 2 bandas. E a parte branca, que não representa nem 50% do repertório, são as músicas próprias.
Isso é tosco. Mas vende que é uma beleza.

Nenhum comentário: