quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Conceito #2

O Led Zeppelin já havia feito referências sutis ao Senhor dos Anéis na música "Battle of Evermore", mas foi o Blind Guardian que homenageou explicitamente as obras de J.R.R. Tolkien. Com músicas chamadas "Lord of the Rings", "The Hobbit", "Gandalf The Magician", "Gandalf's Rebirth" e "By The Gates of Moria", não é a toa que esses alemães foram intitulados de Bardos.
Em 1998, fizeram uma de suas obras-primas: Nightfall In Middle-Earth. É um álbum conceitual sobre O Silmarillion, obra de J.R.R. Tolkien que conta a criação do mundo e o romance entre Beren e Luthien. Tudo se passa antes de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis, por isso é uma espécie de complemento da mitologia da Terra-Média.
O Blind Guardian vai muito além do metal melódico do Helloween e Stratovarius. Suas músicas são pesadas, rápidas, harmoniosas, quase cinematógráficas. E isso se confirma ainda mais no disco seguinte, A Night At The Opera, onde o nível das composições estão em um nível absurdamente alto, uma verdadeira orquestra de metal épico.
Apesar disso, eu ainda prefiro o Imaginations From The Other Side.

BAIXAR DISCOS DO BLIND GUARDIAN

Nenhum comentário: