sábado, 6 de setembro de 2008

Chicken Guitar

Buckethead foi criado por galinhas, e, em luto aos milhões de galináceos assassinados nos abatedouros, ele usa um balde de KFC (Kentucky's Fried Chicken) na cabeça, e a música de sua guitarra simboliza o grito de clamor de todos os seus familiares penosos que morreram. Tambpem usa uma máscara branca (que lembra bastante a do Michael Myers do filme Halloween).
Com uma história tão surreal e uma técnica instrumental ainda mais surreal, Buckethead é um sujeito, no mínimo, interessante. Multi-instrumentista e compositor compulsivo, lança pencas de discos em intervalos de tempo pequenos, além de possuir vários projetos paralelos - mais que o ex-Faith No More, Mike Patton, que, inclusive, já fez um show com Buckethead, mas o registro só existe em um bootleg mal gravado. Em 2007, por exemplo, lançou um álbum de 13 discos (In Search Of The), onde cada um é uma letra do título. E, além deles, lançou outros 4. Ficou muito conhecido quando, integrou o Guns'n Roses na época do Rock In Rio III - mas foi um reconhecimento negativo, pois as "viúvas" do Slash não gostavam dele. Buckethead também gravou a música Jordan pro jogo Guitar Hero 2, que é uma das mais difíceis de tocar; além de compor a trilha sonora para vários filmes, como Jogos Mortais II, Mortal Kombat e Power Rangers (a clássica música tema "Go Go Power Rangers" é de sua autoria).
Seu som mistura rock, metal, funk, jazz, eletrônico e muito experimentalismo. Apesar de possuir vários discos "malucos", temos alguns quase acústicos, com melodias belíssimas. Um prato cheio para quem gosta de uma boa música instrumental.
Abaixo segue uma seleção dos meus álbuns preferidos para download:

1994 - Giant Robot
Um disco que faz um tour pela Bucketheadland, um parque temático. Entre as músicas temos algumas pequenoas vinhetas, que dão o clima de parque de diversões. Aqui temos um dos clássicos do músico: a faixa 02 Welcome To Bucketheadland.

1998 - Colma
É o primeiro álbum "bonito". As músicas são mais leves, com pouca distoção na guitarra e melodias muito agradáveis. Ótimo para ouvir durante uma ressaca.

1999 - Monsters And Robots
Aqui temos uma de minhas músicas preferidas, Jump Man. E, na música The Ballad of Buckethead temos a participação de Les Claypool (baixista/voclaista do Primus), grande companheiro musical de Buckethead. Já gravou com ele um projeto chamado "Colonel Claypool's Bucket of Bernie Brains", além de participar de vários shows do Primus.

2001 - Somewhere Over the Slaughterhouse
Não é tão experimental, e é relativamente fácil de se ouvir.

2002 - Electric Tears
Assim como o Colma, é perfeito para curar uma ressaca.

2005 - Enter the Chicken
O único disco de Buckethead com vocais. Enquanto que nos outros tínhamos eventuais músicas cantadas ou com algumas falas, esse disco conta com a participação de vários vocalistas, entre eles Serj Tankian (ex-System Of A Down, atualmente em carreira solo). Um dos melhores álbuns.

2007 - Pepper’s Ghost
Um dos meus preferidos. Aqui temos músicas pesadas, mas também algumas no estilo do Colma e Electric Tears. Talvez seja o melhor disco para se ouvir.

E, de brinde, um vídeo bem insano da música Spokes for the Wheel of Torment:
VER NO YOUTUBE

Nenhum comentário: