sexta-feira, 24 de outubro de 2008

The sound remains the same

Expulsos do Shaaman, os irmãos Hugo e Luis Mariutti (guitarra e baixo) e Andre Matos (vocal) montaram uma nova banda, levando o nome do vocalista. No ano passado, lançaram o primeiro trabalho, "Time to be Free", que resolvi pegar pra ouvir esta semana. E foi exatamente o que eu esperava: os vocais de Andre continuam únicos e poderosos, os irmãos dominando as cordas de forma competente, músicas bem arranjadas e o metal mais melódico do que nunca. E é esse último tópico o grande problema.
Eu esperava um disco mais Heavy e menos melódico, que foi o que o Shaaman fez no primeiro disco (quando ainda eram o Shaman, com um "A"). O grande destaque era a guitarra, que tinha um peso tremendo, e a cozinha dava ainda mais peso e velocidade às composições. O teclado, violinos e tudo mais ainda estavam lá, mas de maneira que não ofuscavam os outros instrumentos.
A grande questão é que os caras ganharam fama e conquistaram seus fãs com o metal melódico do Angra. O disco solo está ainda mais melódico, com muita orquestra e aquela bateria e baixo "cavalgados". Sinceramente, esse estilo já deu o que tinha que dar. Dá nojo ver tantas bandas soando absurdamente iguais, sem propostas novas, sem uma identidade sólida. Se não fosse pelos vocais de André, seria impossível dizer que "Time to be Free" é um trabalho solo do vocalista, pois soa exatamente igual às outras bandas do estilo.
Seria um grande favor à humanidade que novas bandas de metal melódico parassem de surgir, e que a maioria das já existentes simplesmente sumissem do mapa.

3 comentários:

Anônimo disse...

vixi...

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Eu também não gosto (mas já gostei)! Mas ainda há quem goste lelê...

Amém a diversidade! Se todo mundo fosse igual seria um saco...

E eu prefiro que apareça uma banda nova de metal melódico farofa das terras médias no lugar de cada dupla sertaneja brega corna chorona
que aparece toda semana!

Leandro Margoto disse...

aí até eu, né =D