quinta-feira, 17 de abril de 2008

Anos 2000 e uma odisséia no espaço musical

Sim, há bandas surgidas na década de 2000 que gosto muito. Pra não perder o costume, vamos a uma pequena lista:

A Perfect Circle
Já falei dessa banda em um post anterior. É a minha classificação de "neo-progressivo". Sonoridade complexa, densa, técnica, com muita identidade e, por incrível que pareça, não é chato. Algumas músicas tem bastante peso, outras ficam mais nas melodias suaves, com o baixo sempre marcando forte presença, e o vocal de Maynard fazendo sua função de maneira ipecável. Aliás, toda a banda é muito competente, ganhando muitos ponto por isso.

Damageplan
Após sair do Pantera, Dimebag Darrel montou o Damageplan, fazendo o que fazia de melhor: mutilar nossos ouvidos com riffs de guitarra certeiros. Vinnie Paul, baterista do Pantera, também estava na banda.O Damageplan é a definição perfeita de "Metal Moderno", mas nada de hip-hop. Muita melodia e peso se misturam nessa banda fantástica, que infelizmente só lançou um único disco, devido ao assassinato de Dimebag.

Rebel Meets Rebel
Um projeto gravado antes da morte de Dimebag, e lançado pouco tempo depois dela. Dimebag se juntou com ex-colegas de Pantera mais o "country-man" David Allan Coe e gravaram um disco de country-metal. Sim, é praticamente um Matanza versão metal! É muito bom, mas muito bom mesmo. Uma sonoridade original, pesada, e que fede a esterco de boi. Foda!
Baixar o disco

Mastodon
Banda de metal com um estilo insano e diferenciado. As músicas têm uma levada pouco constantes, o que torna a banda difícil de ser digerida em uma primeira audição. Já teve participações de Josh Homme (QOTSA) e de Cedric Bixter-Zavala (The Mars Volta).

Audioslave
Citei no post dos anos 90. Sâo os remanescentes do então falecido Rage Against the Machine com Chris Cornell no vocal. A sonoridade lembra o RATM em alguns aspectos, mas a ausência do vocal de Zack de LaRocha faz com que seja praticamente impossível fazermos referência à falecida banda. A bateria tem uma certa levada Led Zeppelin, o baixo segue uma linha bem simples e direta, e a guitarra esbanja energia. DO peso à calmaria, o Audioslave é uma banda boa de ouvir.

Cuelho de Alice
Um projeto do vocalista das Velhas Virgens, Paulão. Como eles mesmos se descrevem, é "música densa e pesada cantada em ´português". Mas a influência blues da banda original de Paulão não se faz presente nesse projeto. O que ouvimos aqui é um rock mais pesado, com uma levada mais rápida e algumas influências de música brasileira. O guitarrista já tocou na banda progressiva O Terço e já foi técnico de som da Rita Lee. O Baterista dá aaulas e já tocou vários estilos diferentes. Isso dá à banda uma sonoridade bem variada, com muitas influências. E o baixista? É o próprio Paulão.
Vale a pena entrar no site dos caras e baixar todas as músicas de grátis gratuitamente sem pagar nada.
Site

Beyond Fear
Descrição rápida: banda de Tim Ripper, ex-vocal do Judas Priest e, recentemente, ex-Iced Earth. É metal pesado.

Lordi
Mais uma banda com integrantes fantasiados. Mas o Lordi me agradou pelas músicas certeiras, com instrumental puxado do heavy metal tradicional e melodias vocais grudentas. A Finlândia nos dá algumas ótimas bandas, e essa é mais uma.
Álbum Get Heavy (2002) -> espere a contagem regressiva, coloque o código e baixe. Cuidado com as propagandas de putaria.

Matanza
Uma das minhas bandas preferidas. Johnny Cash + hardcore = Matanza.

White Stripes
Lançaram o primeiro disco em 1999, mas se destacaram nos anos 2000. Um formato de banda inusitado e pouco comum no mainstream atual: apenas um vocalista/guitarrista/pianista e uma baterista. O mais interessante do White Stripes é que Meg White é uma baterista medíocre, que toca toscamente, praticamente só usa o bumbo e os pratos, mas o som fica muito legal. É algo peculiar da banda, que, provavelmente, se a bateria fosse bem tocada e com muitos arranjos, o som não ficaria tão original.
Jack White tem influências nítidas do rock/blues dos anos 50/60. As músicas não tem arranjos mirabolantes nem complexos. A simplicidade dá o chame da banda, que é uma das mais legais da atualidade.

Dead Cockroach
Uma lenda do New Metal colatinense, tinha uma menininha bonitinha de 1,50 metro que cantava como um porco sendo morto.Virou lenda por ter uma carreira curta, que se deveu graças ao duelo de egos da vocalista com o guitarrista emo-gay.

2 comentários:

Fillipe Tesch disse...

me pergunto como algo pode virar "lenda por ter uma carreira curta"
eUHaeuaeHUAEhaeUHAE

ae... não tive nada a ver com o fim dessa porra... isso foi amores mal resolvidos entre hugo, gabirola e viniane
aeuhaeuaheuaehuaehae


ah... e só pra constar A perfect circle É chato ;)

Nelson Martinelli Filho disse...

Dead Cockroach sempre estará em nossos corações.