segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia Mundial do Rock

13 de julho de 1985 foi o dia em que ocorreu o Live Aid, um mega-festival com objetivo de ajudar a Etiópia no combate à fome. Nomes como Black Sabbath (com Ozzy nos vocais), Dire Straits, Judas Priest, Santana, David Bowie, Mick Jagger, The Who e Bob Dylan tocaram em um dos dois palcos: Filadélfia (EUA) ou Londres (Inglaterra), onde os shows ocorreram simultaneamente. Phil Collins abriu os shows no palco americano e logo em seguida viajou para Londres, fechando os shows na Terra da Rainha.
O festival foi tão importante - e absurdamente bom em quantidade/qualidade - que o dia 13 de julho até hoje é cultuado como o Dia Mundial do Rock. Detalhes do Live Aid AQUI.
Em 2005 foi feito o Live 8, com objetivo e estrutura bem parecida com o Live Aid. Ocorreu em 10 palcos simultâneos em 9 países diferentes (houve 2 palcos na Inglaterra). O grande ocorrido foi o Pink Floyd tocar em sua formação original, o que não ocorria desde 1981 - e agora nunca mais ocorrerá, visto que o tecladista Richard Wright faleceu ano passado. Mais detalhes do Live 8 AQUI.

Queen tocando Bohemian Rhapsody e Radio Ga Ga no Live Aid

5 comentários:

Anônimo disse...

dia 13 de julho de 55 tbm foi a primeira apresentação de rock televisionada da hist.

Leandro Margoto disse...

Não sabia disso. Vivendo e aprendendo =D

Fillipe Tesch disse...

no dia 13 de julho de 1878, o tratado de berlim torna a Sérvia completamente independente

Bruno Henrique disse...

sensacional.. do tempo que fazer música boa era comum..
Não consigo imaginar o que essas pesosas sentiam, ao estar num show com tantas bandas fodas... sem falar na boa causa...

BELO POST LELÊ!

Leandro Margoto disse...

Cara, só digo uma coisa: quem viu Freddy Mercury ao vivo, viu. Quem não viu, não verá nunca mais. Isso vale pra dezenas de bandas/músicos. Nascemos na época e no país errado, sem dúvida.