sábado, 4 de julho de 2009

Bring Your Own Band

Repito: System of a Down foi uma das bandas mais relevantes dos anos 90. Em vez de simplesmente chupar os riffs de bandas consagradas nos anos 60/70/80 e fazer um "plágio original", eles misturaram muitos estilos e criaram o seu próprio. A maioria das bandas tem medo de ousar e tentar algo novo. Não estou dizendo que é obrigatório ser original, mas é sempre uma agradável surpresa ouvir algo diferente do comum.
O mais interessante é notar a evolução do SOAD: enquanto que no primeiro disco temos um rock pesado mais direto com algumas passagens mais atmosféricas, nos últimos dois álbuns a coisa evoluiu para outro nível. As composições são bem mais melódicas, com as vozes ganhando um destaque absurdo, tornando-se verdadeiros instrumentos musicais, com vocalizações, backing vocals e duetos entre Serj e o guitarrista Daron que funcionam muito bem.
Uma curiosidade: os dois últimos álbuns são considerados pela banda um disco duplo. Foram lançados com 6 meses de intervalo entre o primeiro (Mesmerize) e o segundo (Hypnotize) para que os fãs "digerissem" as músicas pouco a pouco; e para não precisarem gastar muito dinheiro de uma vez comprando um disco duplo. Ato muito inteligente, que foi ignorado totalmente pelo Red Hot Chilli Peppers ao lançar o duplo Staduim Arcadium, contendo 28 músicas.
O SOAD está de férias por tempo indeterminado desde 2007. Enquanto isso, o vocalista Serj Tankian gravou álbum solo nomeado Elect the Dead, e o guitarrista Daron Malakian e o baterista John Dolmayan gravaram o primeiro álbum do Scars on Broadway.
Todos os álbuns do SOAD foram produzidos por Rick Rubin.

Discografia (download)

3 comentários:

Bruno Henrique disse...

muito bom.. muito maluco.. mas muito bom..

Anônimo disse...

mandou bem lele

Fillipe Tesch disse...

duca