terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Never Too Old to Rock´n Roll

Há exatamente doze anos atrás, quando eu assinava revistinhas da Turma da Mônica, a editora mandou de presente quatro CDs: um de Jazz, um de Country, um de MPB e, finalmente, um de Rock. É desse último que gostaria de falar. Simplesmente foi o início de tudo pra mim. Eu tinha oito anos de idade, e um dia resolvi pegar esse CD pra ouvir, porque tinha ouvido dizer que Rock era um som maneirão. Coloquei pra tocar e mal acreditei no que ouvia. Olha só o repertório:

1: Bill Haley and the Comets - Rock Around the Clock (clássico)
2: Jerry Lee Lewis - Great Balls of Fire (talvez ele tenha sido melhor que o Elvis)
3: Trini Lopez - If I Had A Hammer (uma vez Homer Simpson cantou um trecho dessa)
4: Chubby Checker - Let's Twist Again (eu sempre imaginei que o cantor dessa música fosse um cara igual ao Tim Maia, não sei por que)
5: The Beach Boys - Surfin' Safari (lindo)
6: Herman's Hermits - No Milk Today (estou tocando muito essa música nos últimos dias)
7: Mungo Jerry - Summertime (viciante!)
8: The Mamas & The Papas - California Dreamin' (farofa da boa)
9: The Troggs - Wild Thing (letra bem melosa, como muitos outros rocks antigos. Os Rolling Stones já gravaram essa música)
10: Sam the Sham & The Pharaohs - Wooly Bully (tem um inesquecível e curioso "One, two, três, quatro" no início)
11: Steppenwolf - Born to be Wild (desde a primeira audição tornou-se uma de minhas músicas preferidas, o que não mudou até hoje)
12: Tommy James & The Shondells - Mony Mony (o refrão dessa música foi plagiado por alguma música country ou pop, só não me lembro qual, mas acho que foi alguma regravada por Sandy e Júnior)
13: The Equals - Baby Come Back (anos 60 puro isso aí. Inspirou The Clash)
14: Three Dog Night - Try A Little Tenderness (odiei essa música por muito tempo, pois não era "paulera" igual à maioria das outras do disco. Mas é bem legal)
15: Lex Vandyle - Cocaine (versão sem vocais do clássico de Eric Clapton. O vocal foi substituído por uma guitarra. Arrisco dizer que ficou mais legal que a versão original)
16: Little Richard - Long Tall Sally (até os Beatles já gravaram essa música. Um dos primórdios do Rock)
17: Chuck Berry - Sweet Little Sixteen (foi descaradamente copiado. Só como exemplo, é só ouvir a parte instrumental das faixas 1 e 16 desse mesmo CD)
17: Leroy Gomez & Santa Esmeralda - Don't Let Me Be Misunderstood (música meio estilo cigano. Excelente e muito bem trabalhada com seus belíssimos violões e seus fantásticos 14 minutos de duração)

Tenho esse CD até hoje. Inclusive, ouvi ele umas 2 vezes na última semana. É aquela velha história: o que é bom nunca morre, apesar do CD estar bastante arranhado.

3 comentários:

Anônimo disse...

bons tempos... hoje em dia seleções de rock como essas tem como faixa numero 1, Shakira.

Fillipe Tesch disse...

rapaiz... vc não aguenta o rock´n roll desse cd ai não...

Unknown disse...

eu tenho esse cd...