sexta-feira, 20 de março de 2009

O sonho não acabou

Dia 15 de março foi extinta a comunidade Discografias do Orkut. Era um gigantesco acervo de músicas, havia quase tudo que procurei. Mas, por pressão da APCM (Associação Anti-pirataria de Cinema e Música), a comunidade fechou as portas, sobrando apenas um comunicado dos motivos.
Primeiramente, pirataria tem fins lucrativos, coisa que essa comunidade nunca teve. As músicas eram disponibilizadas gratuitamente; claro, muitas pessoas baixam essas músicas, gravam CDs e vendem. Mas a culpa pela pirataria não é da comunidade, mas sim das pessoas que a usam para esse fim.
Ao meu ver, o download de músicas, mesmo que "ilegal", é benéfico. Conheço centenas de bandas graças ao mp3, e já comprei vários discos por causa dele. Hoje em dia temos uma grande oferta de bandas, e é impossível conhecer um grande número delas apenas comprando CDs ou pagando pelas músicas. Se fossem mais baratos, ajudaria muito. Já comprei vários discos às cegas, sem conhecer uma única música, apenas conhecendo a banda de nome ou algumas poucas músicas dela. Mas esses CDs custaram 10 reais cada um, preço este que torna possível correr o risco.
Além disso, milhares de ótimas bandas não têm seus trabalhos lançados no Brasil. Pagar 70 reais num CD importado está fora da realidade da maioria da população.
Se eu tivesse uma banda, preferiria que as pessoas ouvissem minhas músicas de graça do que não ouvir. É uma forma de divulgar seu trabalho, o que pode, futuramente, gerar venda de ingressos para shows. Fui no show do Matanza aqui em Colatina por causa das mp3 que tenho (não tenho nada original deles). O show foi de graça, mas com certeza eu teria ido se fosse pago. 
Várias bandas chegaram à fama graças à internet, e outras disponibilizam discos na integra, como o Radiohead e nossos amigos do PoisonGod.
O fim da comunidade Discografias acabou com uma grande facilidade para encontrar músicas, mas não acabou com todas as possibilidades. Existem trocentos blogs por aí com um bom acervo, eMule, Torrent, Soulseek (apesar de não funcionar tão bem como antes) e outras alternativas.

Dica pra encontrar discos pra download: vá no Google e procure por NOME DA BANDA NOME DO ALBUM RAPIDSHARE (ou algum outro servidor de hospedagem de arquivos, como megaupload, 4shared, easy-share etc.)
Ex.: pink floyd animals rapidshare
Já no primeiro site mostrado terá um link direto pra download do disco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Malditos Capitalistas