quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Conceito #3

O Iced Earth foi uma das primeiras bandas que eu me tornei grande fã. Por causa duas mp3 que meu irmão baixou por acaso, comprei, em 2002, o álbum triplo Alive in Athens, onde temos uma performance desgraçada da banda, que soa ainda mais pesado ao vivo. Dentre o repertório, incuem-se todos os álbuns até então gravados, com uma ênfase maior para "Night of the Stormrider" e "The Dark Saga". E é desse último que irei falar.
O disco gira em torno da história de Spawn, o Soldado do Inferno (sim, aquele dos quadrinhos e do filme). Al Simmons, agente da CIA, é assassinado em uma armadilha feita por seu próprio chefe. Morto, Simmons vai para o inferno, e lá recebe uma proposta do demônio Malebólgia para liderar o exército do inferno. Ele acaba aceitando para poder voltar à Terra e rever sua esposa, que acabou se envolvendo com o melhor amigo de Al. Frustrado, ele se rebela contra o próprio inferno, deixando de seguir as ordens de Malebólgia. A partir daí, demônios e anjos passam a caçar o Soldado
Foi um tema até inusitado para um disco de heavy metal. Mas funcionou muito bem. As letras, junto com o instrumental certas horas pesado, certas horas atmosférico e acústico, deu vida a um clássico absoluto da música pesada. Jon Schaffer, guitarrista, fundador e líder da banda, é reponsável por praticamente tudo nas composições. Mas temos que dar crédito a toda a banda, que se mostra extremamente competente no que faz, em especial o vocalista Matt Barlow, que na minha opinião é um dos melhores vocalistas da história. Tanto é que, ao entrar na banda e gravar o 3º álbum do Iced Earth, ele deu vida nova ao grupo e fez com que esses norte-americanos ganhassem renome mundial. Ao sair da banda em 2002, foi substituído por Tim "Ripper" Owens, vocalista que outrora entrou no lugar de Rob Halford no Judas Priest. Apesar de ter um vocal espetacular, a sonoridade do Iced Earth não foi mais a mesma. Porém, depois de dois álbuns com Ripper nos vocais, Matt retorna à banda e gravam um novo disco, que é a segunda parte do conceitual Something Wicked, gravado com Ripper.
Metade dos discos do Iced Earth giram em torno de algum conceito, mas sem dúvida foi The Dark Saga que consagrou de uma vez por todas a banda.
A capa do disco foi desenhada pelo próprio Todd McFarlane, criador do Spawn.

BAIXAR DISCO

Nenhum comentário: