quinta-feira, 13 de março de 2008

Anos 90

Quando comecei a ouvir música ativamente, comecei por bandas dos anos 60, 70 e 80. Tinha um árduo preconceito com bandas dos anos 90, pois eram bandas "novas". Bem, em 2000, quando comecei, até que eram.
Mas agora, 8 anos depois, essas bandas não são mais tão novas. As que tinham apenas 8 anos de carreira, agora têm 16. As que tinham 10, agora têm 18. E atualmente gosto de várias bandas dessa década. Só pra citar algumas:

Pearl Jam
Uma banda que sempre gostei, mas só conhecia os "hits". Agora, passei a ouvir mais profundamente, e tem MUITA coisa boa. Eddie Vedder é um dos meus vocalistas preferidos, com sua voz belíssima e um feeling absurdo. Sem contar que eu gosto muito da guitarra da banda. Riffs bem precisos deram origem a muitos clássicos.

Rage Against the Machine
Talvez a banda mais original da década, e uma das mais originais dentro do rock. Letras politizadas, o vocal único de Zack de LaRocha, e a guitarra sintetizada de Tom Morello fazem dessa banda um ícone.
Depois, com o Audioslave, fizeram coisas maravilhosas e, agora, com o fim dessa segunda banda e Zack assumindo os vocais novamente, o Rage Against the Machine continua prolifeando suas críticas e a boa música.

Skank
A primeira banda que fui grande fã. Comecei a ouvir lá pelos idos de 1996, com o sucesso de Garota Nacional, e com o disco que a continha, O Samba Poconé. Ainda tenho esse disco, e gosto muito (menos da música Garota Nacional, que é uma das mais chatas da banda, na minha opinião). O início da carreira do Skank era calcado no reggae/dub. Vide (ou melhor, ouça) Esmola, Pacato Cidadão e Jackie Tequila, e tire suas conclusões.
Depois, como uma evolução natural, eles incorporaram cada vez mais o pop e o rock em sua sonoridade, e deram uma identidade forte à banda. O vocal de Samuel Rosa é inconfundível.
Em questão de sucessoXqualidade, sempre os comparo ao Red Hot Chilli Peppers: são uma banda bem pop, que tocam muito na rádio e na MTV (e o Skank quase sempre tem uma música em novelas), mas que são de alta qualidade e identidade.

Blind Guardian
Iniciaram em 1985, com o nome de Lucifer's Heritage, mas os considero dos anos 90 por terem ganhado força absurda nessa década.
Talvez seja a única banda de power metal (ou qualquer gênero do metal melódico) que eu consigo ouvir atualmente. O som desses alemães é único, extremamente técnico, mas com uma energia incrível, e uma qualidade absurda. Músicas como Nightfall, Bright Eyes e Valhalla dão frio na espinha.
Além de ótimas músicas, destaco a qualidade das letras. Muitas referências ao Senhor dos Anéis (muito antes de sonharem em ter algum filme do livro), mitologias e até politica e alienação.
São conhecidos como "Os Bardos". Não é a toa.

Nightwish
Uma banda de metal melódico que, de certa forma, eu ainda tolero. De vez em quando pego alguma coisa pra ouvir, e ainda desce. Merece respeito – e talvez raiva – por serem responsáveis pela proliferação de bandas de metal com vocal feminino. É, a Finlândia fez diferença no cenário musical mundial.

Oásis
Conheço pouco, mas gosto do pouco que conheço.

Buckethead
O guitarrista mais aloprado do mundo, e compositor complusivo. Recentemente pariu um álbum de 13 discos, com mais de 90 músicas no total (lançados ao mesmo tempo, de forma independente, e enumerada, com a capa desenhada pelo próprio guitarrista, uma a uma). Podem ser comprados separadamente, e se chama In Search of the, cada disco representando uma letra.
Seu personagem tem uma história interessante: foi criado por galinhas, e em homenagem a todos os galináceos mortos do mundo, usa um balde de KFC (Kentucky Fried Chicken, um fast-food de galinha frita muito famoso nos EUA) na cabeça e uma máscara de plástico (para simplesmente cobrir o rosto). Quando toca sua guitarra, é como se as almas das galinhas se manifestassem em sua música.
Compôs a clássica música dos Power Rangers, e fez músicas para alguns filmes e jogos, como o Guitar Hero 2, cuja música de sua autoria, Jordan, é uma das mais difíceis de todos os jogos da série já lançados. Procure no youtube por “Guitar Hero Buckethead Jordan”.

Rogério Skylab
O letrista mais aloprado do mundo. Canções sobre seu pau, sobre matar e estuprar a própria mãe, como foi cagar num buteco tosco... enfim, temas nada convencionais, com uma mistura de rock, samba e MPB, fazem de suas músicas diversão garantida para pessoas tão alopradas como ele.

CAKE
Banda dos EUA, que fazem um pop-rock bem peculiar. O vocal quase falado, mas com bastante melodia, combinado com a guitarra de timbre estranho, o trompete bem encaixado e o baixo forte torna o som dos caras muito agradável de se ouvir. Gravaram um cover memorável de I Will Survive.

Foo Fighters
Dave Grohl é um cara bem versátil, e conseguiu fazer história no Nirvana e, agora, no Foo Foghters. Um rock bem direto faz do Foo Foghters uma banda fácil de se ouvir e fácil de se gostar.
Creed
É uma merda, e sempre será. Ponto.

7 comentários:

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

hum... esqueceu do manowar cara... aquela banda que te influenciou a começar a malhar e ficar patola...

e vc só lebra do nightwish por causa da tarja seu safadinho...

Leandro Margoto disse...

nao conte meus segredos aqui!

Fillipe Tesch disse...

o pêra tem que ler esse post =p

eauheauheauhea

Anônimo disse...

FELA DA PUTA!
AuhauhAUHha

insisto pra ouvir o 1° cd do creed!
=p

Keila . disse...

Eu tenho certo "preconceito" quanto a qualquer banda nova, me disponho a ouvir pouca coisa da década de 80 pra cá, claro que com exceção daquelas bandas que são dos anos 60 e 70 que ficaram.
Confesso que me rendo apenas aos "encantos" de Foo Fighters Audioslave, Velhas Virgens (que apesar da letra não ser muito diferente do tal funk, mas é musicalmente muuuito bom) e Mamonas Assassinas que não me canso de ouvir.

=)

Anônimo disse...

manowar!!

auehuaheuahuehuaheuahuehuahuaheua
lele total!

Nelson Martinelli Filho disse...

Eu não entendo o preconceito por bandas fundadas ontem.